quinta-feira, 27 de maio de 2021

Quixadá

 



Formação política Administrativa


Administraram o município de Quixadá, desde sua fundação, quer como presidentes da câmara, no período monárquico, quer como intendentes e posteriormente como prefeitos, no regime republicano:





Criado pela lei provincial nº1.347, de 27 de outubro de 1870, sancionada pelo presidente João Antônio de Araújo Freitas Henriques, o município de Quixadá foi instalado a 12 de maio do ano seguinte, integrando a câmara provisória os suplentes de vereadores de Quixeramobim, sob a presidência do fazendeiro quixadaense Laurentino Belmonte de Queiroz. 

Os componentes dessa câmara provisória: Laurentino Belmonte de Queiroz (presidente), Jardilino de Queiroz Barreira, Francisco Barbosa Cordeiro, Antônio da Silva Campos e Felix de Sousa.
 
 A esta administração coube a tarefa de organizar o orçamento inicial, cujas despesas foram fixadas em 770$000 (aprovadas pela resolução província l n. 0 1 439, de 30·9-1871), e elaborar as primitivas posturas municipais, também aprovadas pela lei n.0 1 449, de 12 de outubro de 1872 . 

A primeira câmara quixadaense, eleita a 7 de setembro de 1872, somente tomou posse a 19 de maio do ano seguinte, tendo exercido seu mandato até 1878. Compunham-na os seguintes cidadãos: alferes José Marinho Falcão (presidente), tenente Antônio Alves Correia de Lima (vice-presidente), tenente Antônio Francisco de Assis Marinho, Inácio de Loiola Holanda Lima, Francisco Leocádio de Meneses, Matias Pereira de Sousa e João Cordulino Pereira. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário