Formação política Administrativa
Administraram o município de Quixadá, desde sua fundação, quer como presidentes da câmara, no período monárquico, quer como intendentes e posteriormente como prefeitos, no regime republicano:
Criado pela lei provincial nº1.347, de 27 de outubro de 1870, sancionada pelo presidente João Antônio de Araújo Freitas Henriques, o
município de Quixadá foi instalado a 12 de maio do ano seguinte, integrando a câmara provisória os suplentes de vereadores de Quixeramobim,
sob a presidência do fazendeiro quixadaense Laurentino Belmonte de
Queiroz.
Os componentes dessa câmara provisória: Laurentino Belmonte de Queiroz (presidente), Jardilino de Queiroz Barreira, Francisco Barbosa
Cordeiro, Antônio da Silva Campos e Felix de Sousa.
A esta administração coube a tarefa de organizar o orçamento inicial,
cujas despesas foram fixadas em 770$000 (aprovadas pela resolução província l n.
0 1 439, de 30·9-1871), e elaborar as primitivas posturas municipais, também aprovadas pela lei n.0 1 449, de 12 de outubro de 1872 .
A primeira câmara quixadaense, eleita a 7 de setembro de 1872, somente tomou posse a 19 de maio do ano seguinte, tendo exercido seu
mandato até 1878. Compunham-na os seguintes cidadãos: alferes José
Marinho Falcão (presidente), tenente Antônio Alves Correia de Lima
(vice-presidente), tenente Antônio Francisco de Assis Marinho, Inácio
de Loiola Holanda Lima, Francisco Leocádio de Meneses, Matias Pereira
de Sousa e João Cordulino Pereira.



Nenhum comentário:
Postar um comentário